quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Edifício sede da marca - BMW


















Projetado pelo arquiteto austríaco Wolf D. Prix da cooperativa alemã Coop Himmelblau, para o grupo BMW em Munique - Alemanha (2007), o conjunto  abriga a sede, um show-room, restaurante e museu desta famosa marca de automóveis.

O destaque vai para o conjunto horizontal, conhecido por BMW Welt. Wolf tinha como idéia criar um grande espaço, que desse idéia de um furacão e uma nuvem, fazendo referência a tecnologia BMW.





Composto por uma grande praça de 73.000 m² e 47,88m de largura, e 28m de altura, o formato de cone duplo da estrutura (similar a uma ampulheta), que dá suporte para a grande cobertura, é auxiliado por mais 12 pilares de sustentação, para dar idéia ao observador de que o teto está flutuando! Na cobertura da edificação encontramos um conjunto de placas fotovoltaicas, das quais fornecem ao edifício 824 kwp de energia. No interior do cone, há um túnel de ventilação espiralado que auxilia na ventilação, através de um sistema de aberturas controlado automaticamente.

































































Wolf D. Prix, mantém a Coop (cooperativa) Himmeblau (céu azul, construção celestial) desde 1968, desenvolvendo projetos residenciais, comerciais, institucionais, esportivos, interiores, etc. Classificado por muitos como arquiteto desconstrutivista, consegue unir as formas menos usuais com altíssima tecnologia construtiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário