quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Iglus, e os Hotéis de Gelo!

Você tem coragem de entrar nessa fria?







Para construir um simples iglu, basta 5m³ de gelo endurecido pelo vento, e duas pessoas... Simples não é? Uma pessoa do lado de fora vai apoiando os blocos de gelo, e a do lado de dentro vai moldando a pilha em espiral, até atingir o topo, onde deverá deixar uma pequena abertura de ventilaçãoA forma arredondada dos iglus, permite que a neve ao cair, escorregue mais facilmente pelas faces, impedindo uma sobrecarga da estrutura e evitando o desabamento. Quanto mais tempestades de neve caem, mais resistente o Iglu fica. A temperatura interna do iglu é bem estável, visto que o gelo é um ótimo isolante térmico. Geralmente na porta de entrada, é construído um buraco no chao, além de um avancê na fachada principal, impedindo que a neve bloqueie o acesso. 


Partindo deste princípio, o criativo artista francês Jennot Derid, teve sua primeira idéia em 1990... Construir um hotel de gelo na Suécia, visto que o rio Torne congela todos os anos, o que forneceria uma enorme quantidade (mais de 30.000 toneladas) de blocos de gelo. Isso atrairia uma grande quantidade de turistas, curiosos em saber como seria dormir num iglu gigante... Nasce então o primeiro hotel de gelo - Ice Hotel.
Composto de 80 quartos e suítes, cinema, teatro, museu, bar, restaurante, a temperatura interna do hotel varia de -5ºC a -9ºC. 











































O sucesso da construção foi muito bem aceito, que cada ano, um grupo novo de arquitetos, designers, artistas plásticos tem a chance de expor seus talentos! Além da Suíça, a idéia do francês Jennot Derid se espalhou por várias regiões extremamente geladas - Noruega, Finlândia, Canadá, Sibéria, Rússia, Romênia

E você leitor, já fez sua reserva? Os preços variam entre 300 a 700 euros o pernoite... Já pensou dormir numa cama de gelo? Detalhe da balada glacial... Os bares dos hotéis de gelo costumam servir apenas Vodca, para evitarem correr o risco de congelar as bebidas... rsrs

















Nenhum comentário:

Postar um comentário